Smart TV, acesso a net e tudo mais, tecnologia futuristica.

25/08/2011 00:48

 

Já ouviu falar na Smart TV? É um dos tópicos quentes dos últimos tempos e aqui vamos explicar-lhe porquê! Trata-se de uma nova experiência de televisão que permite ter, para além dos habituais canais, também internet. Imagine que, com a sua televisão pode votar em participantes de um reality show, obter mais informações sobre as suas personagens favoritas ou realizar compras enquanto assiste ao seu programa preferido. Seria bom, não? É isto a que a Smart TV se propõe e o objectivo é trazer as pessoas para mais perto dos programas e marcas que mais gostam e proporcionar-lhes a interactividade que só a internet é capaz.

Smart TV é o nome por quem todos anseiam e que de forma simplista é a fusão entre televisão e internet. E porquê é que surgiu? Porque cada vez mais nós trocamos a internet pela televisão. E já pensou porque é que isto acontece? Porque com a internet temos poder de escolha mais fácil do que queremos efectivamente ver.

Com certeza já pensou na complicação que ficou a televisão? É um desafio do dia-a-dia percorrermos dezenas de canais – o famoso zapping – até encontrar algo que nos interessa realmente. Na internet tudo é diferente, pois basta pesquisar pelo que queremos ou irmos para a página que queremos e já está…nós temos o poder de escolher…

A Smart TV surgiu como resposta a este problema e na prática tudo aponta para que irá funcionar de uma das seguintes formas: através da televisão com um micro-computador integrado ou utilizando uma caixa exterior que se liga à televisão e nos dá a tão desejada internet.

E como um smartphone, a Smart TV pretende oferecer uma série de serviços disponíveis na Internet, que as televisões normais não oferecem. Aplicações, navegação na Internet, jogos, e até mais importante, Internet Protocol Television (IPTV) que se trata de um standard de vídeo pela Internet que permite fazer stream de vídeo da Internet para televisão. Vantagens? Poderá ver os seus filmes e séries favoritas online, quando quiser sem os descarregar e sem gravar, podendo utilizar coisas como o Netflix.

Claro que, como é ainda tudo conceptual e nos seus primórdios, ainda falta definir muitas coisas.

Coisas como, por exemplo, que empresas irão dar-nos a Smart TV, existindo já, algumas anunciadas que prometem tornar esta tecnologia uma realidade na casa de todos nós. Claro que uma delas é a Google, através da sua Google TV que foi oficialmente lançada na conferência Google I/O que aconteceu em São Francisco e onde foi mostrada perante uma larga audiência. Aí também foi conhecido que a Google escolheu a Intel, Sony e Logitech como parceiros para tornar tudo isto realidade.

Mas note-se que, este conceito não é recente, e não foi ideia da Google, já que empresas como a TiVo e a Boxee o tentaram fazer há algum tempo atrás mas não o conseguiram. Conta desta vez, a favor da Google, a imagem e o capital para tentar fazer com que a sua adapção seja uma realidade.